Postura de acadêmico de odontologia a respeito da atuação em equipe multiprofissional e o princípio da Integralidade (Posture of academic dentistry about the performance teamwork and the principle ofintegrality)

Sérgio Luiz Mattos Tezza, Ricardo Mitoso Alho, Lucas Mello Pioner, Kellyson Jackson Caldas Pinto, Rodrigo Otávio Moretti-Pires

Resumo


Em 2001, a odontologia foi inserida em um dos principais programas de saúde, criado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o programa Estratégia de Saúde da família. A expectativa era de que se pudesse alcançar uma oferta de atenção de forma a proteger e promover a saúde da população de forma integral. A educação em saúde aparece como uma estratégia de se alcançar o oferta de saúde, de forma a atender todas as necessidades do usuário do sistema de saúde, tentando enfatizar o setor público na formação acadêmica. O trabalho multiprofissional também surge como uma forma de envolver os profissionais para que não haja disputas entre estes na execução de suas profissões. A atenção de forma integral oferecida ao usuário, criar uma expectativa de que possa se criar vínculos de compromisso entre profissional e usuário, para que dessa forma se consiga consolidar a implantação do Sistema Único de Saúde, e se alcance um atendimento que vise o usuário não apenas no seu aspecto físico-biológico, mas também o seu psíquico.

 

ABSTRACT - In 2001, dentistry was inserted into one of the major health programs established by the Unified Health System (SUS), the program of family health strategy. The expectation was that it could reach a supply of care to protect and promote the health of the population in full. Health education appears as a strategy to achieve the provision of health, to meet all user needs in the health system, trying to emphasize the public sector in academic. The multidisciplinary work also emerges as a way to involve the professionals so there are no disputes between them in the execution of their professions. The attention given in full to the user, creating an expectation that it can create bonds of commitment between professionals and users, so that way it can consolidate the implementation of the Unified Health System, and reach a service aimed at the user does not only in its physical and biological processes, but also your psyche.

keywords: Dentistry; Education, Higher; Public Health; Practice Guidelines as Topic


Palavras-chave


Odontologia; Educação Superior; Saúde Pública; Diretrizes para a Prática Clínica

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Saúde & Transformação Social/Health & Social Change, ISSN 2178-7085, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.