Recursos pedagógicos para Educação de crianças com diabetes mellitus tipo 1 (Pedagogical Resources for the Education of Children with Type 1 Diabetes Mellitus)

Valéria de Cássia Sparapani, Lucila Castanheira do Nascimento

Resumo


O Diabetes Mellitus Tipo 1 (DM Tipo 1) é uma das doenças crônicas mais comuns e que vem apresentando aumento da sua incidência em todo o mundo, acometendo principalmente jovens e crianças. O tratamento das consequências, a curto e a longo prazos, do diabetes é trabalho essencial da equipe de saúde bem como a atenção aos aspectos psicossociais envolvidos. Em busca de aumentar a adesão ao tratamento por parte desta clientela, com consequente melhora do manejo da doença, estudos têm enfatizado a aproximação do profissional de saúde junto à criança, ouvindo suas experiências, questionamentos e necessidades relacionadas ao DM Tipo 1. Sabe-se que o sucesso do trabalho também está atrelado à importância de se considerar o estágio de desenvolvimento em que esta criança se encontra. Assim, este estudo tem como objetivo descrever os recursos pedagógicos que colaboram na educação de crianças com DM Tipo 1, em seguimento ambulatorial, de um hospital público do interior paulista. A pesquisa é exploratória, de natureza qualitativa, e faz parte de um estudo maior que buscou compreender, na perspectiva da criança, quais os fatores que interferem no manejo do DM Tipo 1. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas aliadas à utilização de fantoches em meio a um cenário, construído pela própria criança. Dentre os resultados deste estudo mais amplo, as crianças citaram os recursos pedagógicos, presentes ou não em suas vidas, que devem ser valorizados para o sucesso do manejo da doença.

 

ABSTRACT – Diabetes Mellitus, Type 1 (Type 1 DM) is one of the most common chronic diseases and whose incidence has increased worldwide, mainly affecting adolescents and children. Treating its consequences, in the short and long term, is an essential role of the health team in addition to caring for the psychosocial aspects involved. Seeking to increase these individuals’ treatment adherence with consequent improvement of disease management, studies have emphasized the need for health professionals to become close to children, listen to their experiences and questions and heed their needs related to Type 1 DM. It is known that the success of this practice is also linked to the importance of considering the child’s stage of development. Hence, this study describes the pedagogical resources that collaborate with the education of children with Type 1 DM in outpatient follow-up of a public hospital in the interior of São Paulo, Brazil. This exploratory and qualitative study is part of a larger research project that aims to understand which factors interfere in Type 1 DM management from the perspective of children.

Keywords: Child; Diabetes Mellitus, Type 1; Qualitative Research; Nursing; Health Education


Palavras-chave


Criança; Diabetes Mellitus Tipo 1; Pesquisa Qualitativa; Enfermagem; Educação em Saúde

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Saúde & Transformação Social/Health & Social Change, ISSN 2178-7085, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.