Lançar-se no Olho do Furacão: Estratégias Pedagógicas e Sentidos de um curso para a formação do Apoio Institucional [Launch into the Eye of the Hurricane: Pedagogical Strategies and Meanings of a course for the formation of the Institutional Support]

Maria Claudia Souza Matias, Simone Mainieri Paulon, Mateus Felipe Otaviano Pedro

Resumo


O artigo busca discutir os sentidos e efeitos das estratégias pedagógicas utilizadas nos processos de formação de Apoiadores Institucionais da Política Nacional de Humanização a partir da perspectiva dos apoiadores formados, sendo recorte dos resultados e análises produzidas em um estudo multicêntrico, qualitativo e avaliativo de 4ª geração, levado a cabo por três universidades públicas, em parceria com o Ministério da Saúde brasileiro entre 2011 e 2014. A partir do objetivo de avaliar os efeitos da Formação de Apoiadores Institucionais da Política Nacional de Humanização (PNH) para a produção de saúde no SUS, o estudo trouxe elementos para a análise dos sentidos que estes cursos tiveram para seus participantes, apontando efeitos das estratégias pedagógicas utilizadas. Método e estratégias de formação contribuíram para significativa mudança no modo como os apoiadores veem e se inserem no Sistema Único de Saúde, ampliando sua capacidade de análise e interferência no cotidiano dos serviços. O fomento de grupalidade entre os sujeitos ao longo dos cursos, destacada entre as avaliações mais positivas, assinalou a relevância de tal estratégia para a formação no SUS, considerando que a constituição de coletivos é condição para a humanização das práticas nos serviços. A complexidade da Formação de Apoiadores na perspectiva da PNH leva-nos a considerar este tipo de formação como etapa de um processo maior, que, centrado na estratégia de intervenção nos serviços, alavancaria, segundo os apoiadores, a efetiva implementação de uma política pública, humanizada e solidária de saúde para todos os brasileiros.

ABSTRACT - The National Humanization Policy promoted and stimulated training processes for Institutional Supporters from the Training-Intervention pedagogical perspective. The approach starts from the principle that the interference in health practices is no dissociative from training processes; thus, it favors the exercise of Support Function among the participants during the course.Therefore, it participates in the establishment and/or strengthening of health collectives for democratization and transformation of management practices and health care.Then, they are a clipping of results and analyzes produced in a multicenter, qualitative and evaluative study of 4th generation, carried out by three public universities, in a partnership with the Brazilian Ministry of Health, between 2011 and 2014.From the objective of evaluating the effects from Institutional Supporters Training of the National Humanization Policy (PNH) to the production of health in the SUS, the researchincluded elements for meanings analysis that the courses had for the participants. Thereby, they pointed out the effects of teaching strategies used.Method and training strategies contributed to a significant shift in the way supporters consider and get involved within the Public Health System, expanding their interference and analysis capability on daily services.The groupality encouraging among subjects along the courses and highlighted between the most positive evaluations pointed out the strategy relevance for training in the SUS. Also, it took into consideration that collectives’ constitution is a condition to humanize practices in the services.The supporters training complexity, in the perspective of the PNH, leads to consider that type of training as a step in a larger process. If training were centered in the strategy of services intervention it would leverage, according to the supporters, the effective implementation of public policy, more humane and caring about health for all Brazilians.
Keywords: Health Policy; Humanization of SUS; Institutional Support; Health Education; Research-Intervention.


Palavras-chave


Política de Saúde; Humanização do SUS; Apoio Institucional; Educação em Saúde; Pesquisa-Intervenção.

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Saúde & Transformação Social/Health & Social Change, ISSN 2178-7085, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.