Literatura em multimídia educativa: construção de um recurso pedagógico para o ensino da enfermagem psiquiátrica

Samuel Barroso Rodrigues, Nadja Cristiane Lappann Botti

Resumo


Partindo-se do pressuposto de que a multimídia educativa é uma estratégia de ensino/aprendizagem este estudo objetiva descrever as etapas de construção de uma multimídia para o ensino da enfermagem psiquiátrica para ser utilizado por professores e estudantes na área de saúde. A construção da multimídia educativa obedeceu às fases de interpretação, criação e edição com dados gráficos, sonoros e explicativos. A multimídia foi desenvolvida no programa Microsoft PowerPoint Office 2007. Este programa com seus mecanismos de botões de ação e hiperlink possibilitam configurar ações. Acredita-se na validade desta estratégia para o ensino-aprendizagem de conteúdos relativos à área da Enfermagem em Saúde Mental.

ABSTRACT -Starting from the assumption that educational multimedia is a  teaching  strategy / apprenticeship this study aims to describe the building steps of a multimedia for teaching psychiatric nursing to be used by teachers and students in healthcare. The construction of  educational multimedia obey the stages of interpretation, creating and editing with data graphics, sound and explanatory. The multimedia program was developed in Microsoft Office PowerPoint 2007. This program with its mechanisms of action buttons is able to configure actions and hyperlink. It is believed to the validity of this strategy for the teaching-learning contents related to the field of Mental Health Nursing.

Keywords: History, Psychiatric Nursing, Technology, Learning, Teaching


Palavras-chave


História; Enfermagem Psiquiátrica; Tecnologia; Aprendizagem; Ensino.

Texto completo:

PDF/A


Saúde & Transformação Social/Health & Social Change, ISSN 2178-7085, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.