Grupo de Educação em Saúde e as Transformações de suas vidas

Rubia Mara Giachini Kessler, Natasha Evelly Heberle, Nathana Maria Lima Carpes

Resumo


A educação em saúde é um processosistemático, contínuo e permanente que tem como objetivo a formação edesenvolvimento da consciência crítica do cidadão, para que com isso ele possaestimular soluções coletivas para os problemas de caráter social. Essa mudançaé necessária para uma melhora na qualidade de vida e é um processosignificativo na reabilitação e reintegração de um paciente cardiovascular.Este estudo teve como objetivo compreender o significado e as transformações deum grupo de educação em saúde para participantes inseridos em um programa dereabilitação cardiovascular. Trata-se de estudo do tipo exploratório, descritivoe analítico, com abordagem qualitativa. Participaram do estudo 30 voluntários(15 pacientes e 15 acadêmicos) do grupo de educação em saúde da disciplinaCardiovascular do sexto período do curso de Fisioterapia da UNIVALI. Os dadosforam coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com questões fechadase abertas e observação das atividades do grupo. Para a avaliação dos dados foiutilizado o método de analise de conteúdo, segundo Laurence Bardin. Percebemosque todos os participantes do grupo de ressaltaram transformações causadas emseu cotidiano em função do grupo de educação em saúde. Em relação aos hábitosalimentares concluímos que tanto os acadêmicos quanto os pacientes alcançam umdos objetivos da educação em saúde em grupos que é a mudança de hábitos devida.

 

ABSTRACT - The education in health is a systematic, continuous and constant process that has as objective the formation and development of critical citizen consciousness, so that he can stimulate collective solutions for the problems of social character. This change is necessary for an improvement in the quality of life and it is a significant process in the rehabilitation and reintegration of a cardiovascular patient. This study had as aim to analyze the life habits transformations of the participants of a health education group inserted in a program of cardiovascular rehabilitation. It is a study of exploratory, descriptive and analytical type, with qualitative approach. Took part in the study 30 volunteers (15 patients and 15 academics) from the health education group of the cardiovascular discipline of the sixth period in the Physiotherapy course of UNIVALI. The data were collected through semi structured interviews with some randomly drawn participants until the saturation of data and the group activity observation. For the data analysis was used the content analysis method, according to Laurence Bardin. In this study we perceive that all the group participants emphasized transformations caused in their daily lives in function of the health education group. The categories that appeared in this study and that represent these modifications were the changes in eating habits and the empowerment of the participants on their health condition and on rights and duties of the health system users.
Keywords: Cardiology; Health Education; Physical Therapy.


Palavras-chave


Cardiologia, Educação em Saúde, Fisioterapia

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Saúde & Transformação Social/Health & Social Change, ISSN 2178-7085, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.