O uso de jogos teatrais como instrumentos de ensino de enfermagem em saúde mental [The use of theater games as teaching tools in mental health]

Carlos Renato Pinto Ferreira, Carla Araujo Bastos Teixeira, Emilene Reisdorfer, Ana Carolina Guidorozzi Zanetti, Edilaine Cristina da Silva Gherardi-Donato

Resumo


Objetivou-se descrever e analisar a experiência do uso de jogos teatrais, segundo o Fichário de Viola Spolin, no ensino de saúde mental. O estudo foi norteado através da abordagem qualitativa, realizado em uma turma de Enfermagem de uma Universidade do estado de São Paulo, com os 46 estudantes matriculados na disciplina Cuidado Integral em Saúde Mental II. As atividades desenvolvidas foram realizadas e descritas a partir de vivências individuais e coletivas em dois momentos distintos. A coleta dos dados ocorreu através de questionário semi-estruturado baseado no Fichário de Viola Spolin, além do registro de observadores não-participantes. Os relatos foram analisados a partir dos sentidos das palavras, com a utilização de suporte teórico para embasar os conteúdos das mesmas. Os relatos permitiram vislumbrar a potencialidade da intervenção dos jogos como complemento da formação do profissional, considerando o enfermeiro como um ser humano constituído por características físicas, psíquicas e sociais assim como os clientes aos quais recebem o cuidado.

ABSTRACT - The objective was to describe and analyze the experience of the use of theater games, according to Binder Viola Spolin, the teaching of mental health. The study was guided by a qualitative approach. The scenario was the class of Nursing of São Paulo state, with 46 students enrolled in the course Comprehensive Care in Mental Health II. The activities were carried out and described from individual and collective experiences at two different times. Data collection occurred through semi-structured questionnaire based on Binder, beyond the record of non-participating observers. The reports were analyzed from the senses of words, with the use of theoretical support to support the contents thereof. The reports provided valuable insights into the potential of the intervention of the games as a complement of professional training, considering the nurse as a human being consisting of physical, psychological and social as well as customers to whom they receive care.

Keywords: Teaching; Mental Health; Theater games.

 


Palavras-chave


Ensino; Saúde Mental; Jogos Teatrais.

Texto completo:

PDF/A


Saúde & Transformação Social/Health & Social Change, ISSN 2178-7085, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.