Processo ensino-aprendizagem em enfermagem no cuidado com o portador de lesões cutâneas: uma revisão integrativa

Lauriana Medeiros Costa Santos, Gilson Vasconcelos Torres Vasconcelos Torres, Vânia Marli Schubert Backes, Jussara Gue Martini, Cicera Maria Braz Da Silva, Edilma de Oliveira Costa de Oliveira Costa

Resumo


A revisão integrativa teve como objetivo analisar a produção científica relacionada ao processo ensino-aprendizagem no cuidado com o portador de lesões cutâneas na formação em enfermagem, publicada entre 1996 e 2012. Foram analisadas 10 publicações, sete pesquisas e três relatos de experiência. As pesquisas enfocavam o ensino de graduação, discutindo organização, conhecimento dos estudantes, sentimentos e percepções acerca da temática. Indicam que é necessário haver melhorias no planejamento, maiores oportunidades para integração entre teoria e prática, valorização do diálogo, qualificação docente e construção de metodologias ativas de aprendizagem. Os relatos de experiência apresentaram um ensino orientado por uma tendência progressista, colocando o estudante como um ser ativo e o professor como condutor do processo. Demonstraram a aplicação da sistematização da assistência de enfermagem como estrategia para desenvolver tanto a aprendizagem, quanto o cuidado integral. Houve destaque para as disciplinas Semiologia e Semiotécnica da Enfermagem e Enfermagem Médico-Cirúrgica na abordagem deste conteúdo.


Palavras-chave


enfermagem; educação; cicatrização de feridas; cuidados de enfermagem.

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Saúde & Transformação Social/Health & Social Change, ISSN 2178-7085, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.