Enfermeiros educadores no ensino superior: as especialidades à luz das Inteligências Múltiplas (IM) [Nurse educators in higher education: the specialties in the light of Multiple Intelligences (MI)]

Rafael Braga Esteves, Larissa Helena de Jesus Sigaki, Marlene Fagundes Carvalho Gonçalves

Resumo


Este trabalho tem como objetivos identificar, segundo a Teoria de Inteligências Múltiplas de Howard Gardner, as inclinações das inteligências apresentadas por docentes e especialistas numa escola de formação de enfermeiros; e relacionar as inteligências encontradas ao perfil de caracterização dos enfermeiros, especialmente quanto à sua especialização e atuação profissional. Gardner considera como Inteligências Múltiplas: a Linguística, a Lógica-Matemática, a Espacial, a Musical, a Corporal-Cinestésica ou Físico-Cinestésica, a Interpessoal, a Intrapessoal e a Naturalista. Trata-se de uma pesquisa descritiva, transversal e exploratória com abordagem qualitativa. Para tal foi aplicado um questionário para caracterização do perfil dos enfermeiros e o Inventário de Inteligências Múltiplas para Adultos13, adaptado semanticamente para o Brasil, para fins de pesquisa. Foi realizada análise estatística descritiva dos dados, no Pacote Estatístico para as Ciências Sociais – Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). A literatura trás que é esperado do profissional de enfermagem um bom desenvolvimento de suas inteligências pessoais, ligadas à liderança, habilidade em trabalhar com equipes, humanização e outras características emocionais envolvidas. Reconhece-se a importância de estudar tais características para o enfermeiro, porém faz-se necessário identificar outras inteligências presentes, como também pontos pouco desenvolvidos, que podem ser mais trabalhados na formação do profissional, merecendo mais atenção da enfermagem.

 

ABSTRACT - This work aims to identify, according to the Theory of Multiple Intelligences by Howard Gardner, the slopes of the intelligence presented by professors and experts in a training school for nurses and correlate the intelligence found the profile characterization of the nurses, especially as to their expertise and professional performance. Gardner sees as Multiple Intelligences: The Linguistic, Logical-Mathematical, Spatial, Musical, Bodily-Kinesthetic or the Bodily-kinesthetic, Interpersonal, Intrapersonal and Naturalistic. This is a descriptive, transversal and exploratory qualitative approach. To this end a questionnaire was applied to characterize the profile of nurses and the Inventory of Multiple Intelligences to Adultos13, semantically adapted to Brazil, for research purposes. Statistical analysis was performed descriptive data, the Statistical Package for Social Sciences - Statistical Package for Social Sciences (SPSS). The literature behind what is expected of a good nursing professional development of their personal intelligences, relating to leadership, ability to work with teams, humanization and other emotional characteristics involved. We recognize the importance of studying such features to the nurse, but it is necessary to identify these other intelligences, as well as undeveloped points that can be worked on more professional training, deserving more attention in nursing.

Keywords: Faculty, Nursing; Schools; Intelligence


Palavras-chave


Docentes de Enfermagem; Instituições Acadêmicas; Inteligência

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Saúde & Transformação Social/Health & Social Change, ISSN 2178-7085, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.