Reflexões sobre pareceristas de artigos científicos na Educação Física [Reflections about reviewers of the scientific papers in Physical Education]

Saray Giovana dos Santos

Resumo


Este ponto de vista surgiu da experiência na contribuição, tanto como avaliadora quanto avaliada, em artigos submetidos para revistas indexadas na Educação Física. Nesse sentido, foram feitas algumas considerações sobre: quem são os pareceristas? Qual o papel de um parecerista e a sua contribuição para a ciência e a sociedade? Qual o retorno para os avaliados? Para tal, classifiquei os pareceristas como os que “sabem tudo”, os “arcaicos”, os “donos da área” e os “já que”. As críticas são para contribuir com aqueles que se doam como pareceristas, para que a nossa área deixe de ser apenas um meio de reprodução do conhecimento, mas sim um conhecimento alicerçado na ciência e na verdadeira contribuição social.

 

ABSTRACT - This point of view emerged from experience in contribution both as reviewer and author in papers submitted to journals indexed in Physical Education. Some considerations were made: who are the reviewers? What is the role of a reviewer and his contribution to science and society? What is the feedback towards the authors? Therefore, I classified the reviewers as those who "knows everything", "archaic", "owners of the area" and "already that". These suggestions aim to contribute to people who give themselves as a reviewer, because our field of study is not only a way of knowledge reproduction, is knowledge based on science and a true contribution to society.

Keywords: Expert Testimony; Physical Education and Training; Scientific Articles


Palavras-chave


Parecer de Especialista, Educação Física, Artigos Científicos

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Saúde & Transformação Social/Health & Social Change, ISSN 2178-7085, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.