ENSINO DE GEOGRAFIA, PROTAGONISMO JUVENIL E INVESTIGAÇÃO NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: UMA ENTREVISTA COM SÉRGIO CLAUDINO, DA UNIVERSIDADE DE LISBOA

Victor Hugo Nedel Oliveira, Sérgio Claudino Loureiro Nunes

Resumo


Sérgio Claudino Loureiro Nunes é professor do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT) da Universidade de Lisboa (ULisboa) em Portugal. O Professor Claudino tem se dedicado às pesquisas nos seguintes temas: ensino de geografia, geografia, educação geográfica, ensino experimental de Geografia, formação de professores e manuais escolares. É coordenador nacional (em Portugal) e internacional do Projeto “Nós Propomos!”, sobre cidadania e inovação na Educação Geográfica. Nesta entrevista, concedida ao professor Victor Nedel, Sérgio Claudino discute temas importantes para o campo de pesquisa na área do ensino de Geografia tanto em Portugal como no Brasil, bem como apresenta pistas para as discussões sobre o protagonismo juvenil e a Geografia escolar. Ele afirma que os jovens pesquisadores do campo do ensino de Geografia devem sempre estar ligados à escola e manter um compromisso social em suas investigações. O Professor Sérgio enfatiza, nesta entrevista, que a ideia de apresentar propostas tem a ver com aquele princípio de uma Geografia que é de ação, e não apenas de contemplação da realidade.


Palavras-chave


Ensino de Geografia; Escola Básica; Protagonismo Juvenil; Cidadania.

Texto completo:

PDF/A

Referências


CLAUDINO, Sérgio. Project We Propose! Building Territorial Citizenship from School. In: PINEDA-ALFONSO, José; et al. Handbook of Research on Education for Participative Citizenship and Global Prosperity. Hershey: IGI Global, p. 350-382, 2019.

CLAUDINO, Sérgio. Educação Geográfica, Trabalho de Campo e Cidadania. O Projeto Nós Propomos!. In: VEGA, Feliciano H. (Org.). O Ensino na Escola de Hoje. Teoria, Investigação e Aplicação. 1ed; p. 265-303. Lisboa: Climepsi Editores, 2018.

CLAUDINO, Sérgio. Construir un curriculum con las personas, los derechos y los lugares olvidados. Retos para las Ciencias Sociales en el siglo XXI. In: CARRETERO, Ana M ária Hernández; et al (Org.). Una Enseñanza de las Ciencias Sociales para el Futuro: Recursos para Trabajar la Invisibilidad de Personas, Lugares y Temáticas. 1ed.Cáceres: Universidad de Extremadura/ Asociación Universitaria del Profesorado de Didáctica de las Ciencias Sociais, , v. 1, p. 49-65, 2015.

CLAUDINO, Sérgio. Teaching Geography in Portugal: Going back to the future. Problems of Education in the Twenty First Century, v. 1, p. 30-38, 2011.

CLAUDINO, Sérgio. Portugal peninsular e os desafios regionais. Finisterra – Revista Portuguesa de Geografia, Centro de Estudos Geográficos, XLI (81), p. 105-120, 2006.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 PESQUISAR – Revista de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

Pesquisar - Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, ISSNe 2359-1870

v. 6, n. 9, maio 2019.