O MÉTODO INDUTIVO E AS ABORDAGENS QUANTITATIVA E QUALITATIVA NA INVESTIGAÇÃO SOBRE A APRENDIZAGEM CARTOGRÁFICA DE ALUNOS SURDOS

Tuane Telles Rodrigues, Matheus Fernando Keppel, Roberto Cassol

Resumo


Os métodos de pesquisa científica servem para auxiliar o pesquisador na condução de seus projetos, e cada um deles possui metodologia e finalidade próprias. É comum que um método seja excelente para parte de uma pesquisa e insuficiente para outra. É o caso do projeto de mestrado aqui discutido, que teve como finalidade propor a alfabetização cartográfica de alunos surdos por meio de um jogo digital, e no qual foi necessária a utilização de um método científico principal e diferentes abordagens para contemplar cada etapa da investigação. Nesse caso, as abordagens empregadas foram complementares entre si e possibilitaram atingir o objetivo esperado. Este artigo busca mostrar como os métodos podem ser utilizados em pesquisas semelhantes na área da Geografia, exemplificando seus usos na pesquisa de mestrado aqui apresentada. Para isso, apresentamos e discutimos as três fases que contemplaram o método indutivo e a abordagem quantitativa e qualitativa. Os resultados mostram como a utilização do método científico e das abordagens foram importantes para a construção desta pesquisa geográfica, por considerar os aspectos sociais e técnicos necessários aos objetivos propostos, ou seja, avaliar a contribuição dos jogos digitais para a alfabetização cartográfica de alunos surdos.


Palavras-chave


Geografia; Pesquisa; Alunos Surdos

Texto completo:

PDF/A

Referências


AZEVEDO, J. R. N. de; BARBOSA, T. A Geografia Quantitativa: Ensaios. UFG-CAC: Espaço em Revista, 2011, p. 1-15.

BARROS, A. J. P. de; LEHFELD, N. A. de. Fundamentos de metodologia científica: um guia para a iniciação científica. 2. ed. ampl. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2000b.

BURTON, I. A revolução quantitativa e a Geografia teorética. Geografia. Rio Claro, vol. 7, n. 13, 1977. p. 63-84.

BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. IBGE Cidades: Santa Mara/RS. Disponível em Acessado em: 10 de fevereiro de 2019.

CHRISTOFOLETTI, A. Perspectivas da Geografia. São Paulo: Difel, 1985.

DEMO, P. Metodologia do conhecimento científico. São Paulo: Atlas, 2000.

FAISSOL, S. Teoria e quantificação na Geografia. Revista Brasileira de Geografia. Rio de Janeiro, n.1, ano 40, 1978.

GALVÃO, M. V; FAISSOL, S. A Revolução quantitativa na Geografia e seus reflexos no Brasil. Revista Brasileira de Geografia, Rio de Janeiro, vol. 1, n°4, 5-23, outubro/dezembro, 1970.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

HAGUETTE, T. M. F. Metodologias Qualitativas na Sociologia. Petrópolis: RJ, Vozes, 1992.

OLIVEIRA, L. de. Ainda sobre percepção, cognição e representação em geografia. In: MENDONÇA, F.; KOZEL, S. (org.). Elementos de Epistemologia da Geografia Contemporânea. Curitiba: Editora da UFPR, 2002. p.189-196.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2007.

MENNA, S. H. Máquinas, Gênios e Homens na Construção do Conhecimento: Uma interpretação heurística do método indutivo de Francis Bacon. Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. 2011. 401 p. Tese de doutorado.

MINAYO, M. O Desafio do Conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 4ª edição São Paulo - Rio de Janeiro: HUCITEC - ABRASCO, 1996.

NASCIMENTO, D. M. do. Metodologia do trabalho científico: teoria e prática. Rio de Janeiro: Forense, 2002.

PRODANOV, C.; FREITAS, E. C. de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo: Feeval, 2013.

SANTOS, M. Por uma Geografia Nova: da crítica da Geografia a uma Geografia Crítica. São Paulo: Hucitec, 1978.

SUERTEGARAY, D. M. Notas Sobre Epistemologia em Geografia. Florianópolis: UFSC, 2005.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987. 175 p.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 PESQUISAR – Revista de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

Pesquisar - Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, ISSNe 2359-1870

v. 6, n. 9, maio 2019.