CONHECENDO A IMPORTÂNCIA DOS ELEMENTOS CARTOGRÁFICOS NO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II, UMA PRÁTICA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA.

Mayara Carvalho Brizolla, Vanessa Honorata

Resumo


O mapa é uma grande fonte de conhecimento, uma vez que o leitor compreende seus elementos e o conteúdo trazido por esse instrumento de grande uso didático na educação geográfica. É através dos mapas que se pode apresentar os diversos conhecimentos geográficos e suas relações com o meio social e natural. Entretanto, a questão desse artigo traz a importância de se compreender o uso de alguns dos elementos básicos de um mapa, sendo eles: título, legenda, orientação e fonte. Como atividade avaliativa do sexto ano da escola municipal Maria Luiza de Melo, São Jose/SC, buscou-se capacitar os estudantes na criação de um mapa envolvendo o tema “Sedes da Copa do mundo 2018”, para a confecção bem como dispor corretamente os elementos estudados no decorrer do estágio supervisionado em Licenciatura em Geografia. Constatou-se que grande parte dos alunos encontraram dificuldade na interpretação e execução da atividade proposta, compreendendo a importância de se trabalhar a ciência cartográfica e suas possibilidades de linguagens com as temáticas da ciência geográfica.


Palavras-chave


Ensino, Geografia, Cartografia

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 PESQUISAR – Revista de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

Pesquisar - Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, ISSNe 2359-1870

v. 5, n. 8, nov. 2018.