A geografia em um livro ilustrado: uma abordagem gráfica e imagética

Rosa Elisabete Militz W. Martins, Larissa Corrêa Firmino, Larissa Anjos Santos

Resumo


O Ensino de Geografia nas escolas, mais especificamente nos anos iniciais do Ensino Fundamental, é de inteira importância para a formação da criança, pois nesta etapa da vida, esta inicia um contato mais amplo com temas sobre o espaço geográfico que a rodeia. As imagens muito podem contribuir para este processo de construção do pensamento. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE lançou no ano de dois mil e doze um livro ilustrado chamado “Meu 1º atlas” destinado aos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para o presente estudo, este livro opera como uma mídia, pois coloca se como um suporte de informação que busca organizar e sistematizar um determinado conhecimento. Com base no exposto, apresenta-se aqui um breve estudo que tem como objetivo analisar e categorizar as imagens contidas no referido livro ilustrado. As imagens presentes neste livro serão analisadas considerando como categorias de análise as variações de estilo gráfico: naturalista, simbólico e expressivo. Desta forma, observou-se que as imagens gráficas ilustrativas presentes na mídia analisada possuem em sua maioria um forte caráter expressivo denotado em suas linhas, o que confere à imagem uma íntima aproximação da criança com as ilustrações por conta de seu repertório lúdico que lida com o cotidiano vivido e experimentado por elas.

Palavras-chave


Ensino de geografia; Imagens; Livro ilustrado

Texto completo:

PDF/A

Referências


INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Meu 1º atlas. Rio de Janeiro: IBGE, 2012. 144 p.

NIKOLAJEVA, M.; SCOTT, C. Livro ilustrado: palavras e imagens. São Paulo: Cosac Naify, 2011. 368 p.

PERASSI, Richard Luiz de Sousa. Do ponto ao pixel: sintaxe gráfica no videodigital. Florianópolis, Brasil: CCE/UFSC, 2015. Disponível em: . Acesso em: 04 mar. 2017.

PERASSI, Richard Luiz de Sousa. Gramática Comparada da Representação Gráfica. Revista Convergências, v. 6, n. 6. Castelo Branco: Instituto Politécnico de Castelo Branco, 2010. Disponível em: . Acesso em: 28 out. 2016.

PERASSI, R.; MENEGHEL, T. Conhecimento, mídia e semiótica na área de Mídia do Conhecimento. In: VANZIN, Tarcício; DANDOLINI, Gertrudes Aparecida (Orgs.). Mídias do conhecimento. Florianópolis: Padion, 2011, v. 1, p. 47-72.

VLACH, V. Geografia em debate. Belo Horizonte: Lê, 1990.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 PESQUISAR – Revista de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

Pesquisar - Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, ISSNe 2359-1870

v. 4, n. 6, nov. 2017.