EMPREGO E DESEMPREGO EM TEMPOS DE CRISE ECONÔMICA E DE REFORMA TRABALHISTA

Lauro Mattei

Resumo


A Revista NECAT procura estimular o debate sobre temas e assuntos pertinentes
ao desenvolvimento socioeconômico catarinense, por entender que, enquanto
universidade pública, temos um papel a cumprir junto à sociedade catarinense. Dando
continuidade a essa missão, estamos disponibilizando o presente número, cujo foco
destaca a temática do emprego e do desemprego no Brasil e em Santa Catarina.


Texto completo:

PDF/A

Referências


ANTUNES, Ricardo. Adeus ao trabalho? Ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do Mundo do Trabalho. 4ª ed., São Paulo: Cortez, 1997.

BALTAR, Paulo; LEONE, E. O mercado de trabalho no Brasil na recessão de 2015- 2016. In: MORETTO, Amilton José et al (org.). As transformações no mundo do trabalho e o sistema público de emprego como instrumento de inclusão social. Fortaleza (CE): Instituto de Desenvolvimento do Trabalho, 2018.

CARDOSO, José Álvaro de Lima. Reestruturação produtiva e mudanças no mundo do trabalho: um olhar sobre os setores têxtil e alimentício em Santa Catarina. Tubarão: Studium, 2004.

COUTINHO, Luciano. A terceira revolução industrial e Tecnológica: as grandes tendências de mudança. Revista Economia e Sociedade, n.1, ago. 1992.

HARVEY, David. Condição Pós-Moderna: Uma pesquisa sobre as origens da mudança de cultura. São Paulo: Edições Loyola, 2012.

IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD). Diversos anos. Disponível em: . Acesso em: 20 fev. 2018.

POCHMANN, Marcio. O trabalho sob fogo cruzado: exclusão, desemprego e precarização no final do século. São Paulo: Contexto, 2002.

_________________. Recessão e mercado de trabalho no Brasil. In: MORETTO, Amilton José et al (org.). As transformações no mundo do trabalho e o sistema público de emprego como instrumento de inclusão social. Fortaleza (CE): Instituto de Desenvolvimento do Trabalho, 2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Rev. NECAT, ISSN 2317-8523, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.