Requisitos projetuais para a criação de um produto de divulgação do trabalho artístico visual manauara, por meio de estudo de caso comparativo

Karla Mazarelo Maciel Pacheco, Anna Lôyde Abreu de Araújo

Resumo


O artigo é parte de uma pesquisa de dissertação de mestrado cujo objetivo é realizar um estudo de caso comparativo, para a identificação de atributos do design e de aspectos de inovação necessários ao desenvolvimento de um sistema de comunicação tecnológico que promova a divulgação do trabalho artístico visual manauara. Contempla uma pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica e documental, ratificada a comparação de dois casos distintos: 1) inserção da gestão do design no desenvolvimento de produtos e; 2) as novas formas de divulgação de eventos artísticos. Como resultado, foram estabelecidos requisitos projetuais preliminares para a construção do produto final.


Palavras-chave


Requisitos Projetuais; Gestão do Design; Artes Visuais.

Texto completo:

PDF/A

Referências


BERNARDES, M. e KAULING, G. Estudo da inserção da gestão do design no processo de desenvolvimento de produtos de empresas de confecção brasileiras. Estudos em Design, v. 19, 2011.

BRUCE, M.; COOPER, R.; VAZQUEZ, D. Effective design management for small business. Design Studies, v. 20, n.3, p. 297-315, 1999.

CONCULTURA. A Arte no Amazonas. 1. ed. Manaus: Fundo Municipal de Cultura, 2016. Disponível em: . Acesso em: 24 ago. 2018.

GIL, A. Como Elaborar Projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GOMBRICH, E. A História da Arte. Edição de bolso. 16 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2013.

HUGO, A. et al. Dança Contemporânea - Uma Arte Também Manauara. Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2013. Disponível em: . Acesso em: 16 fev. 2018.

MARCONI, M. e LAKATOS, E. Fundamentos de Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

PÁSCOA, L. O Panorama das Artes Plásticas em Manaus. In: Revista Eletronica Aboré – Publicação da Escola Superior de Artes e Turismo – Ed. 03/2007. Manaus, 2007. Disponível em: . Acesso em: 25 de out. 2018.

PRATA, W. Design e cultura amazônica: o espaço simbólico do Campo do Design no Amazonas. Tese de Doutorado — Departamento de Artes & Design. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2017.

REA, S. Transformatividade: Aproximações entre Psicanálise e Artes Plásticas: Reina Katz, Carlos Fajardo, Flávia Ribeiro. São Paulo: Annablume: Fapesp, 2000.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

indexadores