Inovação pelo design na indústria moveleira: o polo moveleiro de Lagoa Vermelha/RS

Marcos Antonio Leite Frandoloso, Marcelo Schultz Moreira, Teofanes Foresti, Thomas Germano Battesini

Resumo


O presente artigo é resultado de um projeto de inovação pelo design desenvolvido através da Universidade de Passo Fundo na cidade de Lagoa Vermelha, polo regional moveleiro. O projeto intitulado CETIMOV (Centro Vocacional e de Inovação Tecnológica da Indústria Moveleira) tem como objetivo agregar valor ao produto que é desenvolvido pelas Indústrias moveleiras, potencializando oportunidades de crescimento e aprendizagem através de cursos e treinamentos realizados pelo CETIMOV, buscando potencializar em cada etapa do desenvolvimento do móvel a inovação, a otimização de processos e a gestão organizacional através do conhecimento adquirido. O projeto traz para as indústrias uma oportunidade de empreender e agregar valor ao produto, de visualizar oportunidades e potencializa-las, além de torna-las mais competitivas e inovadoras frente a um mercado moveleiro empreendedor e qualificado tecnologicamente. Como resultado foram desenvolvidas oficinas de criação, gestão e produção de produtos afim contribuir para o processo de inovação e desenvolvimento deste polo moveleiro.


Palavras-chave


Inovação Tecnológica; Indústria Moveleira; Design.

Texto completo:

PDF/A

Referências


APL MOVELEIRO DA SERRA GAÚCHA. Política setorial: programa estadual de fortalecimento das cadeias produtivas e arranjos produtivos locais. 2012-2014. Bento Gonçalves: APL Moveleiro da Serra Gaúcha, 2012.

BAXTER, M. Projeto de produto: guia prático para o design de novos produtos. 2. ed. rev. São Paulo: Blucher, 2000.

BONFIM, G. A. Ideias e formas na história do design: uma investigação estética. João Pessoa: Universitária/UFPB, 1998.

BONSIEPE, G. Design do material ao digital. Florianópolis: FIESC/IEL, 1997.

BONSIEPE, G. Design: como prática de projeto. São Paulo: Blucher, 2012.

BRASIL. Ministério de Ciência e Tecnologia. Implementação e modernização de Centros Vocacionais Tecnológicos. Brasília: MinCT, 2013. Disponível em http://www.mct.gov.br/index.php/content/view/77600.html. Acesso em 14/05/2013.

CASTIONI, R. Análise e trajetória do Programa Centros Vocacionais Tecnológicos no Brasil. Banco Interamericano de Desenvolvimento, Nota Técnica IDB-TN 535. Abril de 2013. Disponível em: https://issuu.com/idb_publications/docs/technicalnotes_pt_80523. Acesso em 12/06/2017.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª. Ed. São Paulo: Atlas, 2002

MOVERGS. Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul. Relatório setorial 2015 polo moveleiro do Rio Grande do Sul. Bento Gonçalves: IEMI, 2016. Disponível em http://www.movergs.com.br/img/arquivos/movergs/dados-movergs_147.pdf. Acesso em 17/04/2017.

MOZOTA, B. B. de; COSTA, F. C. X. da; KLÖPSCH, C. Gestão do design: usando o design para construir valor de marca e inovação corporativa. Porto Alegre: Bookman, 2011.

MORAES, Dijon. Análise do design brasileiro: entre mimese e mestiçagem. São Paulo: 176 Edgar Blücher, 2006.

PAZMINO, A. V. Como se cria: 40 métodos para design de produtos. São Paulo: Blucher, 2015.

SICOM. Sindicato das Indústrias da Construção Civil e do Mobiliário de Lagoa Vermelha. O desafio da Indústria. Revista do SICOM. Móbile: Março, 2016.

SOUZA, S. M. R. de. Design marketing e Comunicação: particularidades e interseções. Revista da ECA, nº. 30, p. 40-49, jan. - abr. 1997.

WDO. World Design Organization. ICSID - International Council Societies of Industrial Design. Home Page. WDO, 2017. Disponível em http://wdo.org/. Acesso em 17/05/2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

indexadores