Identidade corporativa cambiante e o conceito pragmático de fixação das crenças

Lucy Niemeyer, Raquel Ponte

Resumo


Este artigo visa mostrar que a identidade corporativa, além de identificar e diferenciar a empresa e comunicar seus valores, objetiva fixar crenças no público-alvo pelo uso redundante de seus elementos constituintes e pela constante referência ao objeto representado. Com base nos conceitos do Pragmatismo de Charles Sanders Peirce, pode-se perceber a importância da fixação das crenças para o estabelecimento de um hábito no consumidor, gerando a fidelização do cliente à empresa.


Palavras-chave


Design Cambiante; Identidade Corporativa; Fixação das Crenças.

Texto completo:

PDF/A

Referências


Big, disponível em http://www.bigmagazine.com. Consultado em 30 jul 2013.

David Carson Design, disponível em

http://www.davidcarsondesign.com/t/2001/08/10/raygun-magazine. Consultado em 30 jul 2013.

Doodles, disponível em http://www.google.com/doodles/finder. Consultado em 30 jul 2013.

FILHO, João Gomes. Gestalt do objeto. 2. ed. São Paulo: Escrituras, 2002.

Guia Marca Vale.

HARVEY, David. A condição pós-moderna. 16 ed. São Paulo: Loyola, 2007.

Identidade cambiante: City of Melbourne, disponível em http://rudineikopp.blogspot.com.br/2009/09/identidade-cambiante-city-of-melbourne.html. Consultado em 30 jul 2013.

KOPP, Rudinei. Design gráfico cambiante. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2004.

MACHADO, Arlindo. A televisão levada a sério. 3. ed. São Paulo: Senac São Paulo, 2003.

NIEMEYER, Lucy. Elementos de semiótica aplicados ao design. 2. ed. Rio de Janeiro: 2AB, 2007.

PEIRCE, Charles Sanders. The Fixation of Belief. In: Popular Science Monthly 12. November 1877. p. 1-15.

PONTE, Raquel ; Lucy Niemeyer . Identidade Corporativa e Fixação das Crenças. In: 12 Encontro Internacional sobre Pragmatismo, 2009, São Paulo. Encontro Internacional Sobre Pragmatismo. São Paulo: Centro de Estudos do Pragmatismo, 2009. p. 5-82.

PONTE, Raquel ; NIEMEYER, Lucy . O insólito como identidade televisiva: as vinhetas da MTV. In: Flavio Garcia; Marcello de Oliveira Pinto; Regina Michelli. (Org.). O insólito em questão - Anais do V Painel Reflexões sobre o Insólito na narrativa ficcional / I Encontro Nacional Insólito como Questão na Narrativa Ficcional. 1ed.Rio de Janeiro: Dialogarts, 2009, p. 197-217.

POYNOR, Rick. Abaixo as regras: design gráfico e pós-modernismo. Porto Alegre: Bookman, 2010.

STRUNCK, Gilberto. Identidade visual: a Direção do Olhar. Rio de Janeiro: Europa Emp. Gráf. Ed., 1989.

TEIXEIRA, Carla Cristina da Costa. A Linguagem Visual das Vinhetas da MTV: Videodesign como Expressão da Cultura Pós-Moderna. 2006. Dissertação ( Mestrado em Design) – Pontifícia Universidade Católica, Rio de Janeiro.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.






indexadores