Violência sexual contra mulheres e saúde mental: um diálogo sobre norma técnica de prevenção e tratamento dos agravos resultantes da violência sexual contra mulheres adolescentes

Ana Luiza Casasanta Garcia, Mariana Peres Trajano

Resumo


Este estudo trata-se de um diálogo sobre a Norma Técnica de Prevenção e Tratamento dos Agravos Resultantes da Violência Sexual Contra Mulheres e Adolescentes, preconizada pelo Ministério da Saúde, e a saúde mental das mulheres vítimas de violência de gênero. São discutidos temas referentes à violência de gênero, apresentando estudos e problematizações sobre essa perspectiva. Além disso, provocamos o questionamento do leitor a respeito do cuidado ampliado e integral aos envolvidos na violência de gênero, com o intuito de promover um olhar que busca desconstruir os estigmas cristalizantes que corroboram com a emersão e disseminação desse tipo de violência. Refletir sobre o lugar do profissional neste âmbito de prevenção, promoção e atendimento das mulheres e adolescentes vítimas de violência sexual e das diretrizes apontadas por esta norma oportuniza a transformação social do fenômeno da violência contra mulheres, trazendo à tona questionamentos e dispositivos de cuidado integral para as mulheres vítimas.

Palavras-chave


Direitos Humanos; Saúde Mental; Violência de Gênero; Violência contra mulheres.

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Cadernos Brasileiros de Saúde Mental, ISSN 2595-2420, Florianópolis - Santa Catarina, Brasil. Todos os direitos reservados, 2018.