Suporte interpares no contexto de uma pesquisa clínica: Dificuldades, facilitadores e experiências significativas no processo de trabalho

Catarina Magalhães Dahl, Flávia Mitkiewicz de Souza, Ezra Susser, Giovanni Marcos Lovisi, Maria Tavares Cavalcanti

Resumo


O suporte interpares é uma abordagem inovadora que vem sendo, crescentemente, incorporada aos sistemas e políticas públicas de saúde mental, embora ainda pouco  implementada e investigada no contexto brasileiro. Baseia-se na crença de que pessoas com problemas de saúde mental, que passaram por situações crise ou adoecimento e conseguiram superá-las em sua jornada de recuperação, podem estabelecer uma relação de ajuda, respeito mútuo e suporte social com outras pessoas que estejam passando por situações similares. O presente estudo tem como objetivo analisar as narrativas  pessoais sobre o suporte interpares, com ênfase nas dificuldades, nos facilitadores e experiências significativas vivenciadas no processo de trabalho de uma pesquisa clínica. Trata-se de um estudo qualitativo, baseado em narrativas e informado pelo paradigma interpretativo. A principal técnica utilizada para obtenção das narrativas foram os grupos focais e os registros das supervisões clínicas, que foram audiogravados, transcritos, codificados e analisados. Foram criadas as seguintes categorias temáticas e subcategorias: 1) Suporte interpares: acompanhamento, atividades e papel do parceiro do cuidado; 2) Facilitadores: auto-motivação, apoio da equipe e benefícios para si; 3) Dificuldades: dificuldades pessoais, condição de existência dos usuários, organização do trabalho e problemas do território. O suporte interpares revelou-se como uma abordagem potencialmente benéfica, tanto para quem recebe o cuidado, quanto para o próprio provedor do cuidado em seu processo de restabelecimento. Dificuldades e desafios também se encontram  presentes nas narrativas, principalmente aqueles relativas à delimitação do papel do parceiro, às condições psíquicas dos mesmos, ao cotidiano de trabalho e aos problemas do território. 

 


Palavras-chave


Suporte Interpares; Narrativas Pessoais; Recuperação; Saúde Mental.

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Cadernos Brasileiros de Saúde Mental, ISSN 2595-2420, Florianópolis - Santa Catarina, Brasil. Todos os direitos reservados, 2018.