A produção das necessidades de saúde mental a partir do processo de trabalho na rede de atenção psicossocial no município de Itajaí/SC

Camila Schmitz, Priscila Tomasi Torres, Carlos Eduardo Máximo

Resumo


A pesquisa pretendeu traçar a relação entre a produção das necessidades de saúde dos usuários da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de Itajaí/SC e o processo de trabalho dos profissionais que atuam neste contexto. Fizeram parte da pesquisa onze trabalhadores da RAPS e foram realizadas entrevistas semi-estruturadas para a investigação. Após as entrevistas criaram-se as categorias denominadas: O delineamento da RAPS; A percepção sobre as necessidades de saúde dos profissionais; Processo de trabalho. Este trabalho possibilitou uma compreensão sobre o contexto da produção das necessidades de saúde mental relacionando-o ao processo de trabalho da RAPS, num sentido do agir em saúde pautado numa finalidade. Pode-se concluir que a rede é entendida por diversas formas, podemos destacar o entendimento como um instrumento que redireciona o trabalho de forma concomitante, numa lógica adotada num sentido de responsabilização sobre o usuário. Os profissionais demonstraram percepções diferentes sobre as necessidades de saúde do usuário, expressaram as necessidades de saúde num sentido mais integral de sujeito, que tem necessidades sociais e políticas; como também, num viés fragmentador, as necessidades como questões orgânicas, enfatizando traços estigmatizantes do sofrer psíquico. Finalmente entendemos que a finalidade da ação em saúde em prol da satisfação das necessidades do sujeito está regulada na concepção de saúde do trabalhador. Assim, a compreensão do processo saúde-doença e uma visão macro de sujeito, que está num contexto social, irá guiar o desenvolvimento do trabalho do profissional de saúde em relação às reais necessidades do sujeito.

Palavras-chave


Necessidades de Saúde; Processo de Trabalho; RAPS.

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Cadernos Brasileiros de Saúde Mental, ISSN 2595-2420, Florianópolis - Santa Catarina, Brasil. Todos os direitos reservados, 2018.