A anorexia nervosa na adolescência e suas consequências na imagem corporal: um olhar psicanalítico

Jonas Gomes de Oliveira, Barbara Raquel Alves de Carvalho, Helena Carolina de Sousa Rosa, Lourisnédia Lopes dos Santos, Thaís Alves de Moura, Nayanny Sampaio Moreira

Resumo


Este trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico que busca apresentar a anorexia nervosa a partir de uma vertente psicanalítica enfatizando a relação mãe e filha como preponderante para o desenvolvimento desta na adolescência. Apresenta-se um breve histórico desta psicopatologia que apesar de ser considerada como uma doença da atualidade, pôde-se ver que esta remota a idade média, sendo correlacionada a religiosidade e posteriormente a outros transtornos que apresentavam uma elevada perda de peso. Nos dias atuais o número de casos de anorexia vem crescendo substancialmente, de acordo com as pesquisas foi evidenciado que estes casos acontecem principalmente no período da adolescência no sexo feminino. Além da acentuada perda de peso ocasionada pela anorexia, outro fator importante consiste na alteração na percepção da imagem corporal, pois, mesmo as adolescentes magérrimas estas se veem com sobrepeso.


Palavras-chave


Anorexia Nervosa; Adolescência; Imagem corporal; Psicanálise.

Texto completo:

PDF-A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Cadernos Brasileiros de Saúde Mental, ISSN 2595-2420, Florianópolis - Santa Catarina, Brasil. Todos os direitos reservados, 2018.