O ensino de enfermagem psiquiátrica e saúde mental sob a lógica da atenção psicossocial

Jandro Moraes Cortes, Luciane Prado Kantorski, Janaína Willrich, Fabieli Gopinger Chiavagatti

Resumo


Vários estudos são encontrados na área de enfermagem saúde mental/psiquiátrica que descrevem o descompasso entre o ensino e a prática da enfermagem em saúde mental e desses com as políticas nacionais de saúde mental. O objetivo desta pesquisa é resgatar historicamente a trajetória dos docentes de Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental que atuaram nos serviços substitutivos de saúde mental. O cenário deste estudo constitui-se de uma tradicional faculdade de enfermagem do sul do país, tendo como sujeitos sete professores enfermeiros da área de Enfermagem Psiquiátrica e Saúde mental, que trabalharam na perspectiva da atenção psicossocial. Trata-se de um estudo qualitativo, de caráter descritivo e exploratório. O instrumento para coleta dos dados constitui-se de uma entrevista semi-estruturada. Os resultados obtidos narram a trajetória dos docentes da área. Sendo que em 1999 começam a ser introduzidas aulas práticas de Enfermagem Psiquiátrica e saúde mental no contexto da atenção básica, e o cessamento no manicômio marcam historicamente, o ensino de enfermagem na faculdade cenário deste estudo.

Palavras-chave


enfermagem; ensino; saúde mental

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Cadernos Brasileiros de Saúde Mental, ISSN 2595-2420, Florianópolis - Santa Catarina, Brasil. Todos os direitos reservados, 2018.