Estratégias em parques tecnológicos: Uma análise da produção científica na base Web of Science

Jane Lucia Silva Santos, Peter Bent Hansen

Resumo


Objetivo: Estudos anteriores sugerem que os enfoques estratégicos de um parque tecnológico são modificados ao longo do tempo, ou seja, ao longo da sua existência são elaboradas e desenvolvidas diferentes estratégias de acordo com o ciclo de vida no qual se encontra o parque. Neste contexto, acredita-se que as pesquisas sobre estratégia podem agregar novas evidências que ajudem a elucidar os diferentes aspectos envolvidos na criação e no desenvolvimento de parques tecnológicos. O objetivo deste trabalho é mapear as publicações científicas que abordam a temática estratégia em parques tecnológicos no âmbito internacional.

Design/Metodologia/Abordagem: Foi realizado um estudo bibliométrico das pesquisas publicadas na base Web of Science – Social Sciences Citation Index (WoS-SSCI) publicados até 2015 (junho).

Resultados: Foram identificados 51 artigos sobre o tema publicados em 35 periódicos entre 1998 e 2015. Esses artigos foram escritos por 117 autores vinculados a 80 instituições localizadas em 21 países. Foi analisada a evolução da quantidade de publicações por ano e os periódicos que se destacam na temática (com mais publicações e com mais citações). A análise dos 10 artigos mais citados sobre o assunto mostra que a maioria dos trabalhos emprega métodos quantitativos (survey) com aplicação de questionários.

Originalidade/valor: Os resultados deste estudo retratam que o enfoque predominante das pesquisas está voltado para investigar individualmente as empresas que estão instaladas em parques tecnológicos e não, necessariamente, as estratégias do parque como um todo.


Palavras-chave


Parques Tecnológicos; Estratégias; Estudo bibliométrico

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Scholar Scholar Livre