Mindful Leadership: Uma década de abordagens identificadas em publicações acadêmicas

Alexandre Takeshi Ueno, Cristiano de Almeida Cunha

Resumo


Objetivo: O objetivo deste artigo é identificar as abordagens sobre Mindful Leadership nas publicações acadêmicas e suas implicações para novas pesquisas.

Design/Metodologia/Abordagem: A pesquisa segue procedimentos de uma revisão integrativa de literatura para criar uma visão abrangente sobre as abordagens do tema pesquisado.

Resultados: Os resultados obtidos reforçam a visão da Mindfulness como meio de desenvolvimento da Mindful Leadership pelas diversas abordagens identificadas, reforçando a tendência crescente de utilização das práticas meditativas no contexto de negócio das organizações.

Limitações da pesquisa: A pesquisa apresenta limitações cronológicas observadas nos estudos coletados no período entre 2002 e 2012.

Originalidade/valor: A Liderança representa um importante campo de estudo que tem recebido atenção da academia ao investigar suas teorias, definições e aplicações. recentemente o termo Mindful Leadership começa a ser observado nesta área de pesquisa com diversos enfoques e, ao mesmo tempo, em escassas publicações.


Palavras-chave


Mindful Leadership; Mindfulness; Liderança; Comportamento; Abordagens

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Scholar Scholar Livre