Capacitação corporativa em instituições de ensino superior: Um panorama da aderência à gestão do conhecimento

Teresinha Back, Márcio José Käms Senhorinha, Marco Aurélio de Oliveira, Luiz Veriano Oliveira Dalla Valentina, Eduardo Concepción Batiz

Resumo


Objetivo: O objetivo deste trabalho é verificar a aderência das instituições de ensino a programas de capacitação propostos pela gestão do conhecimento.

Design/Metodologia/Abordagem: Adotou-se como metodologia de trabalho uma pesquisa exploratória, seguida de uma pesquisa de campo, por meio da aplicação de um questionário eletrônico.

Resultados: O resultado deste trabalho evidencia que a gestão do conhecimento ainda é incipiente nas áreas administrativas das instituições de ensino, com baixa aderência à programas de capacitação e indicadores insatisfatórios de avaliação de eficácia dos treinamentos aplicados nestas instituições.

Limitações da pesquisa: A pesquisa limitou-se a um estudo de caso em Instituições de Ensino Superior, na cidade de Joinville – SC.

Originalidade/valor: Um dos fatores da gestão do conhecimento aborda os aspectos comportamentais das organizações, por meio de práticas que possibilitam a captação, retenção e distribuição do conhecimento organizacional. Programas de capacitação corporativa atuam na promoção da transferência do conhecimento organizacional, e devem ser elaborados de forma a aliar as necessidades de treinamento aos objetivos estratégicos da organização. Surge assim a interrogação: como estas práticas da gestão do conhecimento são aplicadas nas áreas administrativas das instituições de ensino superior?


Palavras-chave


Gestão do conhecimento; Capacitação corporativa; Treinamento e desenvolvimento; Instituições de ensino superior

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Scholar Scholar Livre