Empreendedorismo e Gestão Empresarial Familiar nos Vales da Uva Goethe - Santa Catarina

Adriana Carvalho Pinto Vieira, Ricardo Pieri, Julio César Zilli, Michele Domingos Schneider

Resumo


Objetivo: O objetivo do estudo é analisar a capacidade de gestão dos empreendedores rurais das vinícolas da região delimitada pela Indicação de Procedência dos Vales da Uva Goethe, por meio de um projeto do qual desenvolve o Business Modelo Canvas (BMC) e o plano de negócios de cada empreendimento. 

Design/Metodologia/Abordagem: A pesquisa quanto aos fins foi classificada como descritiva e, quanto aos meios de investigação, como bibliográfica, documental e um estudo de caso, com abordagem essencialmente qualitativa. 

Resultados: Por meio da elaboração do diagnóstico organizacional, foi possível perceber alguns pontos positivos das vinícolas que devem ser destacados junto aos clientes, bem como algumas fragilidades que precisam ser trabalhadas para fortalecer o posicionamento da organização no mercado e ampliar sua atuação e sua participação. Os resultados ainda apontam para a necessidade de atenção à estratégia de promoção do marketing-mix.

Limitações da pesquisa: A pesquisa limitou-se a um estudo de caso em uma vinícola pertencente aos Vales da Uva Goethe. 

Originalidade/valor: As empresas não têm conhecimento do seu negócio como um todo. A partir da pesquisa, os resultados apresentados permitem aos vitivinicultores terem uma visão holística do seu negócio, apontando seus pontos fortes e suas fragilidades.


Palavras-chave


Empreendedorismo; Empresa Familiar; Modelo Canvas; Plano de Negócio; Indicação de Procedência dos Vales da Uva Goethe; Empresa Familiar; Vitivinicultura

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