Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista International Journal of Knowledge Engineering and Management (IJKEM)?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Os Artigos e Revisões submetidos para o IJKEM deverão ser elaborados com no mínimo 12 e máximo 20 páginas, sem contabilizar as páginas com as referências.

As Pesquisas de tendências e Resenhas deverão ser elaborados com no máximo 6 páginas, sem contabilizar as referências.

Os Ensaios submetidos para o IJKEM deverão ter no mínimo 8 e no máximo 15 páginas, sem contabilizar as páginas com as referências.

Estes trabalhos devem ser elaborados conforme modelo (português, inglês e espanhol), em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.

As menções a autores (no correr do texto), e as Referências devem conter exclusivamente os autores e textos citados no trabalho e ser apresentadas ao final do texto, obedecendo as regras estabelecidas ou pela NBR6023 (ABNT) ou pela APA conforme exemplos:

Exemplos NBR6023 (ABNT)

(a) Citações

  • Ocorrem no formato autor-data
  • Citação com até três linhas é chamada de Citação Direta e deve estar inserida no texto entre aspas duplas (“...”).

Conforme relatam Dos Santos e Raupp (2015, p.5) “Considerando que uma das características do serviço é não ser estocável, a importância de controlar os custos pode passar despercebida pelos gestores”.

Ou

“Considerando que uma das características do serviço é não ser estocável, a importância de controlar os custos pode passar despercebida pelos gestores” (DOS SANTOS E RAUPP, 2015, p.5).

  • Citação com mais de três linhas é chamada de CitaçãoLonga e deve aparecer em novo parágrafo com recuo de 4cm, com tamanho de fonte menor do que a utilizada no decorrer do texto, sem aspas e com espaço simples entre as linhas.

O aumento da concorrência nos vários setores e a distância entre o administrador e os ativos da sua empresa tem exigido um acompanhamento de forma mais gerencial, compreendendo que muito mais do que o recolhimento de impostos, a gestão dos custos pode contribuir de forma significativa em tomadas de decisões (DOS SANTOS & RAUPP, 2015, p.4).

  • Citação indireta é aquela que transcreve as ideias dos autores referência utilizando, no entanto, texto próprio do autor. Não utiliza aspas e o número da página torna-se opcional.

Embora uma das características do serviço esteja atrelada a não existência de estoques, os gestores devem estar atentos ao controle de custos (DOS SANTOS E RAUPP, 2015)

Ou

Dos Santos e Raupp (2015) salientam a importância da atenção ao controle de custos em serviços, mesmo considerando o fato de não ser algo estocável.

(b) Referências

DOS SANTOS, Fernanda; RAUPP, Fabiano Maury. Gestão De Custos Aplicada Ao Setor De Prestação De Serviços Fisioterapêuticos: Um Estudo De Caso. In: Encontro Nacional De Engenharia De Produção, Não use números Romanos ou letras, use somente números Arábicos., 2015, Fortaleza. Anais... . Fortaleza: ABEPRO/ENEGEP, 2015. p. 1 - 14.

SCHMITZ, Ademar et al. Inovação, Empreendedorismo E Universidades No Programa De Pós-Graduação Em Engenharia E Gestão Do Conhecimento Da Universidade Federal De Santa Catarina. International Journal Of Knowledge Engineering And Management: IJKEM. Florianópolis, p. 80-98. Não é um mês valido! 2016. Disponível em: <http://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/IJKEM/article/view/4112/4722>. Acesso em: 17 nov. 2016.

Exemplos APA

 (a) Citações

  • ocorrem no formato autor-data
  • Com menos de 40 palavras - incorporada ao texto com aspas duplas (“...”).

Conforme relatam Dos Santos e Raupp (2015, p.5) “Considerando que uma das características do serviço é não ser estocável, a importância de controlar os custos pode passar despercebida pelos gestores”.

  • Com mais de 40 palavras – nova linha, com recuo de 0,3 cm do parágrafo (margem esquerda), sem aspas, espaçamento simples entre as linhas e com a fonte seguindo tamanho normal do texto.

O aumento da concorrência nos vários setores e a distância entre o administrador e os ativos da sua empresa tem exigido um acompanhamento de forma mais gerencial, compreendendo que muito mais do que o recolhimento de impostos, a gestão dos custos pode contribuir de forma significativa em tomadas de decisões (Dos Santos & Raupp, 2015, p.4).

 

(b) Referências

  • Quando os autores estiverem entre parênteses deverá ser utilizado “&” antes do último autor, seja para artigos em português/inglês/espanhol.
    • No corpo do texto:
      • (Dos Santos & Raupp, 2015).
      • (Schmitz, Rochadel, Dandolini, Souza & Gonçalves, 2016).
  • Quando os autores estiverem fora dos parênteses deverá ser utilizado “e” antes do último autor para  artigos em português, “and” para artigos em inglês.
    • No corpo do texto:
      • Dos Santos e Raupp (2015).
      • Schmitz, Rochadel, Dandolini, Souza e Gonçalves (2016).
  • Na lista de referências bibliográficas:

 

Bibliografia

 

Dos Santos, F., & Raupp, F. M. (2015). GESTÃO DE CUSTOS APLICADA AO SETOR DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS FISIOTERAPÊUTICOS: UM ESTUDO DE CASO. XXXV ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUCAO, (pp. 1-14). Fortaleza.

 

Schmitz, A., Rochadel, W., Dandolini, G. A., Souza, J. A., & Gonçalves, A. L. (Nov - Fev de 2016). INOVAÇÃO, EMPREENDEDORISMO E UNIVERSIDADES NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E GESTÃO DO CONHECIMENTO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. IJKEM, 5(13), pp. 80-98.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. O periódico International Journal of Knowledge Engineering and Management (IJKEM) publicado pela Universidade Federal de Santa Catarina, recebe artigos inéditos, aceitos nos idiomas português, inglês e espanhol, e devem ter, pelo menos, um pesquisador Doutor entre seus autores.

    As temáticas (Foco e Escopo) que o IJKEM abrange seguem as dimensões de análise da gestão, da engenharia e das mídias do conhecimento, envolvendo temas como (a) Economia e Sociedade do Conhecimento; (b) História da Ciência e da Tecnologia; (c) Organizações Intensivas em Conhecimento; (d) Conhecimento, Inovação e Desenvolvimento Econômico e Social; (e) Gestão do Conhecimento; (f) Mídias do Conhecimento; (g) Engenharia do Conhecimento; e (h) Inovação.

    Os tipos de trabalho aceitos para publicação são:

    • Artigos Científicos que apresentem resultados de pesquisas originais, teóricas ou empíricas, sobre engenharia, gestão e mídias do conhecimento;
    • Revisões de literatura que apresentem o estado da arte do tema contribuindo para o avanço da fronteira da ciência: deve-se citar o objetivo da revisão, especificar (em métodos) os critérios de busca na literatura e o universo pesquisado, discutir os resultados obtidos e sugerir estudos no sentido de preencher lacunas do conhecimento atual;
    • Pesquisas de tendências de tecnologias que revisitem uma área de pesquisa em engenharia, gestão e mídias  do conhecimento;
    • Resenha que apresente uma síntese e uma critica sobre obras (literária – livros, teses e dissertações, cinematográfica, musical, etc). A principal características da resenha esta na crítica realizada pelo autor , destacando os principais pontos da obra detalhada, podendo utilizar outros autores para contrapor ou justificar os pontos de destaque citados.
    • Ensaios que apresente reflexão circunstanciada, com redação adequada ao escopo de uma publicação científica, com maior liberdade por parte do autor para defender determinada posição, que vise a aprofundar a discussão ou que apresente nova contribuição/abordagem a respeito de tema relevante.

    Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir, sob condições de não aceitação para publicação:

    1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
    2. O texto segue os requisitos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
    3. Sempre que utilizar referências disponíveis no formato digital, devem ser disponibilizadas nas respectivas referências o endereço de acesso.
    4. As figuras e tabelas devem estar inseridas no texto.
    5. Verificar as recomendações do link Assegurando a avaliação pelos pares cega.
 

Declaração de Direito Autoral

Os artigos e demais obras publicados no International Journal of Knowledge Engineering and Management, passam a ser propriedade do periódico. A impressão, total ou parcial, fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação citando-se os autores, títulos, o nome do jornal "IJKEM", a edição, data da publicação, endereço eletrônico e data do acesso. A revista usa a licença Creative Commons.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.