O IMPACTO DA INDÚSTRIA 4.0 NO MODELO DE NEGÓCIOS DE EMPRESAS DE AUTOMAÇÃO BRASILEIRAS

Lucas Santos Dalenogare, Augusto Pretto, Gabriel Wieczorek, Néstor Fábian Ayala, Guilherme Brittes Benitez, Alejandro Germán Frank

Resumo


A indústria atual passa por um período de mudança, no qual as tecnologias estão mais evidentes e integradas, considerado por muitos como a Quarta Revolução Industrial, a chamada Indústria 4.0. Essa nova era traz consigo inúmeros desafios para as empresas brasileiras, tanto para as que usam tecnologia de manufatura de produtos, quanto para as fornecedoras de serviços e equipamentos. A Indústria 4.0 vai além da automação tradicional, está ancorada em conceitos mais amplos como a integração vertical e horizontal dos sistemas, e, para isso, tecnologias da informação são essenciais. É nesse aspecto que se encontra a maior dificuldade das empresas brasileiras, na integração. Esse artigo tem como objetivo entender o conceito de Indústria 4.0, as ferramentas e o impacto no modelo de negócios de empresas de automação brasileiras. Através de revisão aprofundada da literatura, de entrevistas com empresas fornecedoras de serviços de manufatura avançada e opinião de especialistas, as informações coletadas foram cruzadas e organizadas conforme as nove dimensões do canvas de modelo de negócios, para entender os impactos causados em cada uma.


Palavras-chave


Indústria 4.0; Modelo de negócios; Automação; Integração; Tecnologia

Texto completo:

PDF

Referências


ARNOLD, Christian; KIEL, Daniel; VOIGT, Kai-Ingo. How Industry 4.0 changes business models in different manufacturing industries. In: ISPIM Conference Proceedings. The International Society for Professional Innovation Management (ISPIM), 2016. p. 1.

BABICEANU, Radu F.; SEKER, Remzi. Big Data and virtualization for manufacturing cyber-physical systems: A survey of the current status and future outlook. Computers in Industry, v. 81, p. 128-137, 2016.

BAUER, Wilhelm; HORVÁTH, Péter. Industrie 4.0-Volkswirtschaftliches Potenzial für Deutschland. Controlling, v. 27, n. 8-9, p. 515-517, 2015.

BRETTEL, Malte et al. How virtualization, decentralization and network building change the manufacturing landscape: An industry 4.0 perspective. International Journal of Mechanical, Industrial Science and Engineering, v. 8, n. 1, p. 37-44, 2014.

BURMEISTER, Christian; LÜTTGENS, Dirk; PILLER, Frank T. Business Model Innovation for Industrie 4.0: Why the Industrial Internet Mandates a New Perspective on Innovation. vol. 0, p. 1-31, 2015.

CONFEDERAÇÃO NACIONAL INDÚSTRIA. Desafios para a Indústria 4.0 no Brasil. CNI, 2016.

EISENHARDT, Kathleen M.; GRAEBNER, Melissa E. Theory building from cases: Opportunities and challenges. Academy of management journal, v. 50, n. 1, p. 25-32, 2007.

FLEISCH, Elgar; WEINBERGER, Markus; WORTMANN, Felix. Business models and the internet of things. In: Interoperability and Open-Source Solutions for the Internet of Things. Springer, Cham, 2015. p. 6-10.

GILCHRIST, Alasdair. Industry 4.0: the industrial internet of things. Apress, 2016..

GEISSBAUER, Reinhard; VEDSO, Jesper; SCHRAUF, Stefan. Indústria 4.0: Digitização como vantagem competitiva no Brasil. Pricewaterhouse Coopers Brasil Ltda., 2016.

JESCHKE, Sabina et al. Industrial Internet of Things and Cyber Manufacturing Systems. In: Industrial Internet of Things. Springer International Publishing, 2017. p. 3-19.

KAGERMANN, Henning et al. Recommendations for implementing the strategic initiative INDUSTRIE 4.0: Securing the future of German manufacturing industry; final report of the Industrie 4.0 Working Group. Forschungsunion, 2013.

KIEL, Daniel et al. The impact of the industrial internet of things on established business models. In: Proceedings of the 25th international association for management of technology (IAMOT) conference. 2016.

MILES, Matthew B.; HUBERMAN, A. Michael. Qualitative data analysis: An expanded sourcebook. sage, 1994.

OSTERWALDER, Alexander; PIGNEUR, Yves. Business model generation: a handbook for visionaries, game changers, and challengers. John Wiley & Sons, 2010.

PORTER, Michael E.; HEPPELMANN, James E. How smart, connected products are transforming competition. Harvard Business Review, v. 92, n. 11, p. 64-88, 2014.

SCHNEIDER, Sabrina; SPIETH, Patrick. Business model innovation: Towards an integrated future research agenda. International Journal of Innovation Management, v. 17, n. 01, p. 1340001, 2013.

SNIDERMAN, Brenna; MAHTO, Monika; COTTELEER, Mark J. Industry 4.0 and manufacturing ecosystems: Exploring the world of connected enterprises. Deloitte Consulting, 2016.

WEE, Dominik et al. Industry 4.0—How to Navigate Digitization of the Manufacturing sector. McKinsey & Company, v. 58, 2015.

YIN, Robert K. Estudo de Caso-: Planejamento e Métodos. Bookman editora, 2015.

ZOTT, Christoph; AMIT, Raphael; MASSA, Lorenzo. The business model: recent developments and future research. Journal of management, v. 37, n. 4, p. 1019-1042, 2011.