Aprendizagens para alfabetizar e letrar no Pibid

Taís Aparecida de Moura, Heloisa Chalmers Sisla Cinquetti

Resumo


Este trabalho tem por objetivo analisar as contribuições e as possibilidades do Pibid Pedagogia Presencial da UFSCar para a aprendizagem da docência relativa às práticas de alfabetização e letramento, a partir das vivências de licenciadas deste Programa com o ensino de leitura e escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos anos de 2010 e 2011. A pesquisa foi desenvolvida numa abordagem qualitativa e contou com a análise de entrevistas, notas de diário de campo e portfólios. Os dados obtidos trazem contribuições para analisar algumas facetas da formação inicial da docência, voltados principalmente para a questão da alfabetização e do letramento. A pesquisa também se volta para os desafios vivenciados pelas licenciandas no ensino da leitura e da escrita, pois sabemos que estes aspectos são entrelaces da mesma experiência, pois muitas vezes para conquistar as aprendizagens é preciso superar os desafios.


Palavras-chave


Pibid; Formação inicial da docência; Alfabetização e Letramento.

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


EntreVer, ISSN 2237-6674, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.