O Pibid/Pedagogia da UEL: compondo a ação docente

Sandra Regina Ferreira de Oliveira, Andreia Maria Cavaminami Lugle

Resumo


O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) possibilitou ampliações nas relações entre a universidade e a escola ocasionando alterações significativas quanto à formação inicial e continuada de professores. A partir do postulado por autores como Paulo Freire, Hannah Arendt, Fernando Hernandez e Montserrat Ventura, elaboraram-se cinco projetos pautados nas especificidades dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Neste texto, apresentamos as ações do Pibid-Pedagogia na Universidade Estadual de Londrina (UEL), com o objetivo de socializar as ações desenvolvidas nos projetos Litemática: resolver problemas não é problema; Projeto Recreio; Outros olhares, outras histórias: os Kaingang e os Guarani no contexto da colonização e da atualidade; As lentes captam o que o coração sente; Jornal na escola. A partir dessas temáticas, abordam-se os desafios da docência, priorizando a interdisciplinaridade e a pedagogia de projetos.


Palavras-chave


Pibid; Formação docente; Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

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EntreVer, ISSN 2237-6674, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.