A experiência de iniciação à docência no contexto das relações universidade-escola: a construção de uma história marcada pelo ato de dizer

Marlete Sandra Diedrich, Flávia Eloisa Caimi, Adriana Bragagnolo

Resumo


Neste artigo discutimos a experiência vivenciada pelo licenciando PIBID na relação teoria-prática instituída entre a universidade e a escola pública e resgatada pelos eventos de linguagem deste pibidiano que se propõe como sujeito do seu dizer. No foco da discussão estão os conceitos de experiência, mais especificamente, experiência docente e linguagem. Cercamos o estudo com os fundamentos propostos por Agamben (2005) tratando dos conceitos de experiência e história no mundo contemporâneo e a partir do diálogo que o autor propõe com a Teoria da Enunciação, de Benveniste (1970). Temos como pressuposto central a ideia de que o bolsista licenciando do programa vive uma experiência diferenciada no contexto do Pibid, o que marca a sua formação docente de forma singular, constituindo a sua própria história a partir do discurso que constrói.


Palavras-chave


Experiência docente; Linguagem; Pibid.

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EntreVer, ISSN 2237-6674, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.