A relação teoria e prática na formação de professores: em foco o Pibid Psicologia

Jordana de Castro Balduíno, Luelí Nogueira Duarte e Silva

Resumo


O objetivo desse trabalho é analisar a concepção da relação teoria e prática do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), implantado pelo governo federal, desde 2007, nas licenciaturas, de modo geral, e, na licenciatura em Psicologia, em particular. Parte-se do pressuposto de que esse programa governamental traduz certa compreensão da relação teoria e prática, na qual a prática é vista como elemento articulador dessa relação, na medida em que é concebida como local de formação e produção de conhecimentos. A teoria, nesse entendimento, seria os conhecimentos que advêm dessa prática. Dessa forma, ao analisar o Pibid de Psicologia - UFG (campus Goiânia), propõe-se discutir os limites, mas também as possibilidades desse projeto em oportunizar aproximações entre os conhecimentos psicológicos e a prática escolar, entre os conhecimentos teóricos psicológicos e os saberes que advêm da prática cotidiana da escola, ao mesmo tempo em que criam possibilidades de formação tanto para professores, psicólogos, como para alunos do Ensino Básico.

Palavras-chave


Pibid; Formação de professores; Psicologia.

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


EntreVer, ISSN 2237-6674, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.