Educação patrimonial e formação continuada de professores: uma experiência a partir da exposição “Pré-história nos vales dos rios Chapecó e Irani”

Elison Antonio Paim, Enelice Pansera, Mirian Carbonera

Resumo


A proposta deste trabalho é evidenciar a educação patrimonial desenvolvida pelo Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina (CEOM) na formação de professores da região oeste de Santa Catarina. O objeto de estudo foi o Projeto de Extensão Histórias da Pré-história: educação patrimonial entre os vales dos rios Chapecó e Irani. Realizado em 2008, contou com apoio financeiro do Fundo de Apoio a Extensão (FAPEX) da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Deste projeto resultou a exposição itinerante Pré-história nos vales dos rios Chapecó e Irani, que buscou socializar o conhecimento produzido a partir dos estudos arqueológicos realizados pela empresa Scientia Consultoria Científica, em parceria com o CEOM, nas áreas atingidas pela Usina Hidrelétrica de Quebra-Queixo, pela Linha de Transmissão Quebra-Queixo a Pinhalzinho e pelas Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) Plano Alto e Alto Irani. O trabalho de extensão e posterior pesquisa foram desenvolvidos com professores de diferentes áreas do conhecimento em doze municípios da região oeste de Santa Catarina.


Palavras-chave


CEOM; Educação Patrimonial; Formação de professores.

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EntreVer, ISSN 2237-6674, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.