O uso das diferentes linguagens na disciplina de Estudos Latino-Americanos do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina

Lucas Braga Rangel Villela

Resumo


Este trabalho consiste de um relato de experiência sobre a prática de estágio docente em História pela Universidade Federal de Santa Catarina, realizado no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina em uma turma de sétima série (ou oitavo ano), na disciplina de Estudos Latino-Americanos, durante o primeiro semestre de 2010. Apresento inicialmente o processo de criação da disciplina, o conteúdo programático e curricular da sétima série e exponho os diversos desafios dos Estudos Latino-Americanos, que dizem respeito à relação entre o conhecimento universitário adquirido e a sua transposição didática. Utilizo-me de leituras sobre teoria pedagógica, o uso de diferentes linguagens (tais como o audiovisual, pinturas, fotografias, documentos oficiais, relatos orais), em sala de aula, como fontes históricas, assim como de conceitos referentes à revisão historiográfica, não abrindo mão de aspectos sociais, econômicos e culturais.


Palavras-chave


Estudos Latino-Americanos; Diferentes linguagens; Estágio em História.

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


EntreVer, ISSN 2237-6674, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.