A educação inclusiva: relato de uma experiência envolvendo o ensino de física para portadores de deficiência visual

Luana Lacy Mattos, André Ary Leonel

Resumo


A constituição brasileira defende a Educação como um direito de TODOS. No entanto, é evidente que ainda há muito a evoluir para alcançar este ideal. Este artigo visa fazer uma reflexão quanto aos desafios enfrentados durante a formação inicial no que diz respeito a como lidar com a educação especial. O grande desafio para a implementação de uma escola inclusiva é a situação dos docentes das classes regulares, que precisam ser capacitados de forma efetiva para adequar sua prática educacional a uma realidade caracterizada pela diversidade. Durante o meu estágio de docência obrigatório do curso de Licenciatura em Física me envolvi com a educação inclusiva, pois uma das alunas possuía deficiência visual. Um relato reflexivo da minha experiência é feito neste artigo visando compartilhar as dificuldades encontradas e atividades desenvolvidas. Para tanto, também se discutem algumas informações existentes sobre o Ensino de Física para alunos portadores de deficiência visual.

Palavras-chave


Educação inclusiva; Formação dos professores; Ensino de física para alunos portadores de deficiência visual.

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EntreVer, ISSN 2237-6674, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.